Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

terça-feira, 17 de maio de 2011

Estoril celebra hoje 72 anos

Fundado em 17 de Maio de 1939, começou por se chamar Grupo Desportivo Estoril Plage.

Nasceu da Sociedade Estoril-Plage, a qual tinha como principal dinamizador Fausto Figueiredo, e era proprietária do caminho de ferro Lisboa-Cascais, dos hotéis Inglaterra, Paris e Palácio, do edifício das termas e do Casino do Estoril.

Fausto Figueiredo (1880-1950) foi o grande responsável pelo desenvolvimento da costa do Estoril, tornando-a numa estância balnear de excelência, atraindo monarcas e figuras públicas de renome mundial, que em virtude da Segunda Guerra Mundial foram forçados a exilar-se, optando por Portugal como país neutro, tornando a zona do Estoril uma das mais cosmopolitas do mundo, à época.

São suas as seguintes palavras: "A transformação do Estoril constitui, para mim, o maior sonho da minha vida e à sua realização me consagrei, julgando assim, prestar um serviço à minha Pátria."

O ano da fundação da Sociedade Estoril Plage (1939) era de perspectivas difíceis, a II Guerra Mundial começara a 3 de Setembro, mas não faltavam esperanças em certos sectores da vida portuguesa. 
Rapidamente o novo clube superou a fasquia dos 2.500 sócios. Os fundadores e primeiro dirigentes foram, entre muitos outros, Dr. Joaquim Cardim, José Ereia, João Rebelo, Armando Vilar, Ernesto Tomás e Joaquim Nunes.

Adaptou como seu emblema e suas cores as maiores riquezas que a região possui: o amarelo do sol e o azul do mar. Esta escolha espelha bem o quanto o clube está ligado a sua região, que nessa época era a melhor estância balnear do país. O seu uniforme, amarelo e azul, fez com que a equipa ganhasse a alcunha de "Canarinhos", uma homenagem à selecção brasileira.

O Estoril Praia atravesou o seu melhor momento nos anos 1940's (em que terminou sucessivamente, em 7.º, 5.º, 4.º, e 5.º na Primeira Divisão), ficou no segundo lugar no pódio na Taça de Portugal (em 1944), venceu o 2º escalão português por 5 vezes e conquistou o 2º lugar em 2 ocasiões, e venceu a II Divisão - Sul em 2003.




Conquistou a sua última competição este ano (Liga Intercalar). O Estoril está a construír um histórico em crescendo.

Depois de uma década difícil financeiramente, o clube encontra-se agora numa situação mais confortável devido à venda de acções à empresa Traffic Sports, que assume a gestão e promete colocar o Estoril na Primeira Liga enquanto promove os seus jogadores no mercado europeu.

Mas até onde poderá chegar este projecto? Será que os adeptos "canarinhos" vão poder voar mais alto? Para já a meta é subida de divisão (como já foi anunciado) e depois disso, estaremos cá para ver o que se segue.


Parabéns ao Grupo Desportivo Estoril Praia por estes 72 anos e por esta  remodelação de gestão do clube, uma gestão inovadora em Portugal, na qual acreditamos e esperamos que dê frutos! 

FORÇA ESTORIL!
ok