Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vozes da experiência

Sábado, no António Coimbra da Mota, o Estoril recebe o Sp.Covilhã, jogo no qual se defrontam os dois treinadores mais experientes da Liga de Honra. Juntos somam 54 épocas no banco.
Os dois técnicos representam a velha guarda do futebol português e o facto de continuarem a trabalhar é o seu melhor cartão de visita. Quando muitos dos veteranos deixaram de ter oportunidade nas Ligas profissionais, principalmente após o fenómeno José Mourinho, Neca e Vaqueiro nunca pararam de mostrar serviço e são dois dos nomes mais respeitados entre a classe.

O técnico do Estoril, apesar de um ano mais novo, começou a carreira mais cedo, pois também terminou a de jogador primeiro. "Fui futebolista profissional mas nunca atingi a 1ª Divisão, joguei na 2ª no Gil Vicente, Riopele e União Paredes. Alinhava a médio", contou Prof.Neca ao jornal Record.

Em relação ao adversário de sábado, Neca não poupa elogios: "Conheço-o há muitos anos e temos uma boa relação. É uma pessoa espetacular e como treinador é respeitado por todos." 

NA TERRA
Neca é de Barcelos, jogou e treinou no Gil Vicente, Vaqueiro é natural de Matosinhos e também alinhou e orientou o Leixões. A vantagem do segundo foi a de ter chegado à 1ª Divisão, na qual jogou várias temporadas, primeiro pelo "seu" clube, depois ao serviço do Famalicão.

Vaqueiro orientou depois vários clubes do norte do país até se juntar a João Alves, de quem foi adjunto.

Em 1999/2000, quando o luvas pretas deixou o Farense, o matosinhense teve a sua única experiência como técnico principal na 1ª Liga.
O actual treinador do Sp.Covilhã também só diz bem do próximo adversário: "Conhecemo-nos há muitos anos e temos uma boa relação de amizade. Defrontámo-nos muitas vezes e, claro, nunca houve nenhum problema. Sábado vai ser dificil, as equipas orientadas por Neca são sempre muito organizadas e dificeis de bater, mas obviamente, espero conseguir um bom resultado".