Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

terça-feira, 10 de julho de 2012

Estoril com Hugo Leal «junto da malta nova»

 MAIS VELHO TEM ADMIRADOR NO PLANTEL; LICÁ NÃO QUER SER «CABEÇA DE CARTAZ»
Hugo Leal é a cara mais reconhecida do plantel do Estoril. É também a mais velha, conforme o próprio deu conta, nesta terça-feira, na apresentação da equipa. Com 32 anos, Hugo Leal conhece mais uma aventura, agora bem perto do local em que nasceu. Aliás, antes das camadas jovens no Benfica, o médio passou pelo Estoril e crê que tem mais responsabilidade por isso. Na equipa, tem um admirador. «Cresci a vê-lo jogar», diz o capitão João Coimbra.
Durante a tarde, foram quatro os jogadores que falaram à imprensa. O guarda-redes Vagner, eleito o melhor da II Liga, o goleador Licá, o capitão João Coimbra e o reforço Hugo Leal. Tudo bem organizado no António Coimbra da Mota para quem volta ao principal escalão. Outro regresso é de Hugo Leal após uma carreira inteira longe do emblema que sempre seguiu.

«O Estoril é o clube da minha região», disse o médio, natural de Cascais. «Tenho mais amigos nas bancadas agora, e eles vão exigir-me mais», sorriu Hugo Leal, cujo percurso levou-o do Benfica para o Atl. Madrid, da capital espanhola para a francesa (PSG), depois FC Porto, Académica, Sp. Braga, Belenenses, Trofense, Salamanca e Setúbal.

O currículo é extenso e apesar de admitir que a experiência é algo que pode acrescentar no plantel, Hugo Leal prefere valer-se do que poderá fazer em campo. «O meu objetivo é desfrutar junto desta malta nova. Quero desfrutar como uma criança. Quis vir para aqui, treinei sozinho e sinto-me bem fisicamente, porque as oportunidades vão acabando. Quero dar uma resposta jovem.»
Dava Hugo Leal os primeiros passos na equipa principal do Benfica, dava João Coimbra os primeiros pontapés na formação dos encarnados. Ambos têm essa ligação à Luz. O capitão de equipa lembra-se bem do novo jogador do Estoril com a camisola encarnada. «Cresci a ver o Hugo jogar no Benfica, sou um admirador dele, todos o conhecem», declarou João Coimbra.

No Estoril, há ainda Tiago Gomes com passado benfiquista. Aliás, Coimbra e o lateral-esquerdo fazem parte da geração e da equipa que conquistou o último troféu de seleções para Portugal, em 2003, pelos sub-17. Foram companheiros de João Moutinho, Miguel Veloso ou Vieirinha, entre outros.

Passado nos grandes é coisa que, aliás, não falta no Estoril: Steven Vitória e João Pedro, centrais, formaram-se no FC Porto; Diogo Tavares no Sporting.


Licá formou-se em emblemas mais modestos: foi júnior em Castro Daire e estreou-se como sénior no Social de Lamas, clube de uma pequena aldeia daquele concelho, e que na altura disputava a III Divisão. Seguiram-se Académica e Trofense, mas foi no António Coimbra da Mota que, por fim, singrou.
Licá apontou 14 golos na temporada anterior, 12 deles no campeonato. Foi o goleador do Estoril, mas não se assume como a estrela da companhia: «Não sou cabeça de cartaz. Tenho a mesma responsabilidade do ano passado que é fazer o meu melhor para ajudar o clube.»

Sem meta de golos traçada, o avançado, de 23 anos, lá admitiu que igualar a época 2011/12 «já seria bom».

No entanto, no Estoril, há quem pense mais longe. Vagner foi o melhor guardião da II Liga e agora, na primeira, espera «fazer um pouco mais» que em 2011/12. «Sei que jogar na I Liga é totalmente diferente, mas á algo que estava à espera há muito tempo e vou agarrar isto com unhas e dentes. Quero aproveitar ao máximo, porque na nossa carreira, cada jogo que passa, é um a menos que podemos fazer», concluiu.

Ao fim que quatro intervenções de jogadores, mais a de presidente e treinador, no Estoril assumiu-se um único objetivo: permanecer na I Liga. O caminho, esperam, é aquele que os leve a essa segurança «o mais rápido possível». A bola da Liga rola de novo na Amoreira.
maisfutebol

   



1 comentários:

espero é que não venhas desfrutar demais oh Hugo tens qualidade e ontem no treino pude ver isso agora é querer trabalhar, nao venhas armar a puta como ja armaste no passado! Espero que te portes como deve ser..