Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alex Afonso e Paulo Sérgio querem passar

«FAVORITISMO É DELES, MAS PODEMOS SONHAR»

Alex Afonso e Paulo Sérgio querem entrar na história da Taça de Portugal às custas do Sporting. A dupla de atacantes do Estoril discorda na percentagem da favoritismo - "é 100 por cento deles, são candidatos a vencer a Taça", diz o primeiro; "é 40/60", remata Paulo Sérgio -, mas num aspeto concordam: a responsabilidade está toda do lado dos leões; por isso afirmam "não temos nada a perder".

 
Com 29 anos, Alex Afonso já não é um estranho no futebol português. Na época 2003/04, quando alinhava no Alverca, defrontou os três grandes e, por isso, sabe o que vai enfrentar amanhã. "Por já saber como é jogar contra os grandes aqui em Portugal, o respeito é enorme. Sabemos que é uma equipa de outro nível, não podemos entrar como fazemos na Liga de Honra, isso seria muito arriscado. Mas, pela nossa campanha até agora, vamos tentar jogar de igual para igual com o Sporting. O favoritismo é todo deles, mas podemos sonhar com a vitória, isso ninguém nos pode impedir", diz o brasileiro, que já apontou 3 golos esta época.

Estreia. A história de Paulo Sérgio é diferente. Está em Portugal apenas há dois meses e nunca defrontou um dos grandes, mas no Brasil estava habituado aos clássicos.

"Com 17 anos disputei a Copa Libertadores, pelo Flamengo. E pouco antes de vir para Portugal marquei o golo que decidiu o clássico com o Botafogo (1-0); por isso não estou ansioso com esta partida", confessa Paulo Sérgio.

O avançado de 21 anos, que se estreou a marcar diante do Sp. Covilhã, não quer dizer com isso que não respeita o adversário. "Pode não estar no seu melhor momento, mas temos de ter muito respeito. Mesmo se não alinharem todos os titulares, o plantel tem qualidade. E nesses casos ainda pode ficar mais difícil, pois os habituais suplentes querem mostrar serviço", considera o atacante. Habituado aos dérbis do Rio de Janeiro, Paulo Sérgio sabe a receita: "Nestas eliminatórias vence quem erra menos."

UM URUBU VIROU CANARINHO
Aos 17 anos, Paulo Sérgio já era profissional no Flamengo. Disputou a Taça Libertadores e os estaduais, mas quando chegava a altura do Brasileirão não tinha muitas oportunidades para alinhar a titular. Por isso foi cedido ao Figueirense, em 2009, e regressou ao Fla já este ano.
Difícil é perceber como um urubu aceitou transformar-se em canário, ou seja, passou da Série A do campeonato brasileiro para a Liga Orangina. O avançado explica: "Estava há 11 anos no Flamengo, queria mudar, e jogar em Portugal foi uma boa oportunidade que surgiu. O Estoril abriu-me a porta do futebol europeu, quero triunfar aqui". E, por enquanto, tenta agarrar um lugar no onze de Vinícius Eutrópio. Disputou 4 jogos e marcou 1 golo, na 2.ª jornada, com o Sp. Covilhã.

EM BRANCO COM OS TRÊS GRANDES
Alex Afonso chegou a Portugal em 2002 para representar o Portimonense. Na Liga de Honra marcou 10 golos em 27 jogos e saltou para o Alverca, então na 1.ª Liga. Com a camisola dos ribatejanos fez 5 golos em 30 jogos e regressou ao Brasil, para jogar no Palmeiras.
De 2004 até 2008 passou por oito clubes até a Traffic comprar o seu passe e o colocar na MLS, liga de futebol profissional dos Estados Unidos. Nesse campeonato apontou 15 golos em 27 jogos. Regressou a casa e este ano aceitou a proposta do Estoril para voltar ao futebol português.
Na época 2003/04 alinhou contra o Sporting. "Joguei duas vezes contra eles e perdi as duas, por 2-1. Também defrontei o Benfica e o FC Porto, mas não marquei nesses jogos", recordou Alex Afonso.