Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

terça-feira, 17 de abril de 2012

Estoril e Belenenses demarcam-se do 'Movimento Clubes de Fátima'

 DISCORDAM DAS POSIÇÕES ASSUMIDAS PELO MOVIMENTO
Os presidentes do Estoril, Atlético e Belenenses, clubes da Liga Orangina, estão contra o comportamento do auto-denominado 'movimento clubes de Fátima', que tem assumido posições em nome de todos, algo que dizem não corresponder à verdade.
Em causa, está não só a questão do alargamento das competições profissionais de 16 para 18 clubes, mas também a captação de novas receitas e distribuição das mesmas, defendendo os presidentes do Estoril-Praia, Tiago Ribeiro, e do Belenenses, António Soares, que estes assuntos têm de ser tratados em sede própria: Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Em declarações à agência Lusa, Tiago Ribeiro sustenta que não está contra o alargamento da competição, mas sim "contra a maneira como o processo está a ser conduzido".

"Estive na reunião em Fátima e, quando me apercebi do que se estava a passar, retirei-me imediatamente. Este tipo de conversas são para ter no local próprio. Primeiro, este movimento recusou a liguilha para defender que não havia descidas, agora, volta outra vez à ideia da liguilha. Se não há dinheiro para 16 clubes, como vai haver para 18?", questionou o dirigente.

Para Tiago Ribeiro, a postura deste auto-intitulado 'movimento clubes de Fátima', liderado pelo presidente da Oliveirense, José Godinho, está errada a partir do momento que coloca a divisão ou redistribuição de receitas numa ótica de "pequenos contra grandes".

"Estas ações devem ser tomadas em conjunto e não da forma como o estão a fazer. Temos de aumentar as receitas para que os 'pequenos' ganhem muito mais, mas que os 'grandes' ganhem mais também", defendeu.

O presidente do Belenenses, António Soares, vai mais longe e adianta que está totalmente em desacordo em relação a uma possível paragem dos campeonatos, bem como com a proposta apresentada por este grupo para o "totonegócio".

"Já assumi com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, que o Belenenses aceita os termos em que foi negociado entre a FPF e o Governo. Oficialmente, não tenho conhecimento de medidas drásticas, apenas sei o que veio na comunicação social, e que podiam estar relacionadas com a paragem dos campeonatos", sustentou, confirmando que "houve ameaças de fazer algo mais contundente".

Além do Estoril e do Belenenses, estão demarcados do 'Movimento clubes de Fátima', Atlético, Santa Clara, Leixões, Naval 1.º de Maio, Moreirense e Desportivo das Aves.