Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

sábado, 17 de abril de 2010

Antchouet de novo chamado à seleção

ANTCHOUET NO CAN2012 - PARTICIPAÇÃO NO ESTÁGIO EM DÚVIDA
O avançado gabonês lesionou-se no jogo com o Freamunde, referente à 25ª jornada, tendo sido, entretanto, operado à clavícula esquerda. O período de recuperação é ainda uma incógnita, mas o atleta é avaliado regularmente pelo departamento clínico dos canarinhos. Apesar deste revés, que o pode afastar dos relvados até ao final do campeonato, Antchouet recebeu uma boa notícia: mais uma chamada para a seleção do seu país. Todavia, esta também está obviamente em causa.

Segundo o médico do Estoril, Carlos Martinho, a imobilização da clavícula será de três semanas a partir da operação, concretizada  na última terça-feira. Assim, deverá ficar afastado do resto do campeonato falhando, inclusivamente, o último desafio frente ao Feirense, a 9 de Maio. Se assim for, Antchouet também deverá estar afastado do est+agio da seleção do Gabão, o qual irá ter lugar na Córsega (França).

Durante essa concentração, que deveria marcar o regresso do avançado canarinho, três anos depois, à equipa do seu país, o conjunto africano vai efectuar três partidas particulares diante das equipas do Nice, Cannes e Ajacio.

Recorde-se que o Gabão não se qualificou para o Mundial da África do Sul, mas tem já presença garantida na CAN2012, uma vez que é, juntamente com a Guiné Equatorial, um dos países anfitriões da prova.


A ESTUDAR PARA SER TREINADOR - AVANÇADO JÁ SE PREPARA
O regresso a Portugal, onde revelou dotes de goleador, em especial no Belenenses, após a ausência da competição por dois anos (suspenso por
doping), leva Antchouet a encarar o futebol de forma calma: "É muito bom poder trabalhar e jogar. Tenho vivido um sonho!"

Instado a revelar se a idade já pesa, atira: "Nada! Estou tranquilo. Estarei ainda melhor no próximo ano. No ínicio da época acusei um pouco a falta de ritmo
competitivo, mas até à lesão estava bem melhor, apesar de estar aquém do que esperava em termos de golos. Se ainda puder ajudar fico feliz."
Sobre Portugal, diz: "Adoro, é o meu segundo país." E revela: "Tenho orgulho em dizer que fiz um exame escrito em português e passei. Foi para o primeiro nível do curso de treinadores, aliás, sou o mais estudioso da casa."  


 ANTCHOUET LUTAVA PELA COROA COM FILHOS YURI E IGOR MAS LESÃO PODE OBRIGAR A SUCESSÃO
Antchouet está de volta ao futebol nacional, no Estoril, onde até a lesão na clavícula esquerda, vinha a exibir dotes de goleador.
Afastado das luzes da ribalta, poucos sabem, por isso, que o gabonês é um exemplo que qualquer pai deve seguir: trata Yuri, enteado, e Igor, sobrinho, como filhos.
Com a intenção de alertá-los para o valor das tarefas domésticas, disputa o estatuto de melhor marcador com os jovens futebolistas, recorrendo a uma vertente lúdica: apostaram que o vencedor passa a ter o estatudo de rei e, como tal, além do cumprimento diário "bom dia, rei!", também fica livre de desempenhar algumas actividades caseiras.
A principio, o regulamento só contemplava o campeonato, mas como Igor tinha 7 golos e Antchouet 5, o melhor marcador dos canarinhos resolveu a questão:

"Mudei os regulamentos para passarmos a contar todos os jogos oficiais, assim, também tenho 7 e, como mais O velho, sou rei", conta entre risos, acrescentando: "O Igor (juvenil de 1º ano do Estoril), quando chegou a casa após ter ficado em vantagem atirou: 'Antchouet traz-me um chá!'. Respondi-lhe: miúdo, não te 'estiques' e, na semana seguinte, voltei a ser o rei. Alguém tem de os pôr na ordem (risos)".

Antchouet reconhece, agora, que devido à lesão deve perder o estatuto, "podem passar-me, mas o que importa é recuperar bem", frisa. Yuri (júnior de 1º ano no Abóboda) recorda que na temporada anterior também já havia a aposta: "Esta ideia já vem da época passada. Eu só tenho 2 golos, mas sou médio-ala. No ano passado era ponta-de-lança e diz 7. Até fui o melhor marcador do campeonato. Agora, a luta é entre eles".

Igor, por seu lado, reclama a coroa: "Não deixei de ser rei! Tenho 7 golos, estamos empatados. Durante a semana em que tive esse estatuto, não fazia a maior parte das coisas, dividia as tarefas com Yuri. Foi bom."

Mais a sério, Antchouet explica o que pretende com esta acção: "É fundamental sabermos fazer de tudo um pouco, até as tarefas da casa. Nestas idades, eles reclamam se lhes dizemos para arrumarem. Assim, torna-se mais fácil. No início acharam estranho lavar a loiça tendo máquina, por exemplo, mas é preciso que saibam fazer de tudo. É fundamental saber trabalhar com as mãos."

Enquanto o "pai" relatava estas aventuras, com um orgulho indisfarçável pelos "filhos", estes também deixavam transpacer a sua admiração. Aliás, quem os vê juntos nota um relacionamento salutar, com brincadeira, mas muito respeito e admiração.

Além de tentarem assistir aos desafios uns dos outros {Antchouet até dá dicas junta da linha lateral} também competem em jogos de computador.