Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Protocolo entre Estoril e Secretaria de Estado do Desporto de São Tomé

 O Estoril Praia assinou esta sexta-feira um protocolo com a secretaria de Estado e do Desporto de São Tomé.
Esta parceria foi mediada pela Câmara Municipal de Cascais, local que acolheu a ação, e tem como principal objetivo o incentivo e consequente desenvolvimento da prática desportiva entre os jovens de Cantogalo, distrito de São Tomé. Algo que segundo os dois elementos será conseguido através da realização de conferências e outras iniciativas, envio de meios e formação de técnicos e dos jovens.

«A assinatura deste protocolo parte de um acordo de geminação com São Tomé, que criou condições de diálogo para a partida deste projeto. Este é sem dúvida o maior investimento que Cascais fez fora de Portugal. Queremos sobretudo criar condições para este tipo de iniciativas que apontam para o futuro dos jovens», afirmou o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

Um projeto que surge numa altura em que o Estoril Praia já havia anunciado a criação de um centro de estágios sob alçada do clube, que pretende receber sobretudo equipas estrangeiras.
«Novos espaços, novos relvados. É um grande projeto. Vamos funcionar como um polo dinamizador de talentos, técnicos e formadores. Haverá um intercâmbio entre cidades com quem estabelecemos relação», explicou o administrador da SAD do GD Estoril Praia e também vereador da Câmara Municipal de Cascais, Alexandre Faria

Ainda segundo Alexandre Faria, esta relação entre Cascais e outras localidades estrangeiras já se estende a pelo menos 13 países: China, Estados Unidos, França, Palestina, Guiné, Brasil, Japão e Moldávia são alguns dos que integram a lista.
Já em visita ao estádio do Estoril, coube ao secretário de Estado do Desporto de São Tomé, Abnildo D’Oliveira - que enumerou algumas das vantagens deste protocolo -, ressalvar que este será um projeto importante no que diz respeito à inclusão social dos jovens.
«É um passo significativo na valorização dos nossos jovens. Há pessoas que nascem com talento, mas que têm de ser incentivados. Temos de dar esperança aos nossos jovens, juntando a este talento a disciplina e formação», sublinhou o secretário de Estado e do Desporto.

Atualmente o distrito de Cantogalo, em São Tomé, é composto por cerca de 180 mil habitantes, dos quais 70 por cento são jovens com idade inferior a 30 anos.