Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

sábado, 26 de dezembro de 2009

O Estoril Praia português

No início da época a notícia da "compra" do Estoril Praia pela Traffic Sports, empresa brasileira de eventos desportivos, foi alvo de comentários pouco simpáticos e as críticas aumentaram quando foi anunciada a chegada de 12 atletas oriundos de Terras de Vera Cruz. Os canarinhos ganharam rapidamente o rótulo de "equipa dos brasileiros" mas os resultados, cinco meses depois, provam que a aposta do investidor não foi em vão. O objetivo desta primeira época da empresa na Amoreira é o de estabilizar um clube que, nos últimos anos, viveu com a corda na garganta. Mas, além de lançar bases para os próximos anos, o novo patrão está a tornar o velho Estoril num clube moderno e apetecível.

Em termos financeiros a situação mudou radicalmente e quando vários clubes portugueses estão já com ordenados em atraso, no Estoril os jogadores recebem o vencimento no dia 1 de cada mês. Esta prática, que devia ser lei em cada clube ou SAD, permite ao plantel trabalhar com a tranquilidade necessária para evoluir e alcançar resultados desportivos.

Em relação ao futebol jogado a equipa ocupa uma posição que permite encarar a 2.ª volta de forma tranquila. Além disso, a maioria dos tais 12 reforços brasileiros têm demonstrado ser mesmo mais-valias. Lulinha, jogador com qualidade para a maioria das equipas da 1.ª Liga, Moacir, Jardel, Erick e Ismaily estão entre as revelações da prova. Dos tais reforços, apenas um regressou ao Brasil e não por falta de qualidade mas para recuperar de uma lesão que o afastara dos relvados até final da época.

A médio/longo prazo, o principal objetivo da Traffic é a venda de jogadores mas essa ideia não passa só pelo mercado brasileiro. Os 12 reforços não são metade do plantel canarinho (25 jogadores) e, entre os restantes, estão já alguns que revelam a aposta nos jovens portugueses: Bruno Matias, João Coimbra, Manuel Curto (todos internacionais nas camadas jovens), Tiago Conceição e Leão. Frente ao Penafiel, por exemplo, os canarinhos terminaram o encontro com 7 portugueses em campo, enquanto nos durienses eram apenas 5 os atletas nascidos em Portugal.

Afinal, o Estoril não é apenas a "equipa dos brasileiros" da Liga de Honra.

in record