Translate:
- Notícias por email:
  >> BLOG CLOSED <<  
   

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Portugal está na Africa do Sul

Portugal ganha na Bósnia (0-1) e está no Mundial

Após uma longa e complicada caminhada, a Selecção Nacional confirmou a qualificação para o Mundial de 2010, voltando a derrotar um adversário atrevido, mas sem futebol para travar a equipa de Carlos Queiroz. Raul Meireles, aos 56 minutos, marcou o único golo de uma partida em que Portugal esteve sempre por cima, enquanto os locais pouco assustaram Eduardo.

Um apuramento que nos coloca, pela quinta vez, no topo do mundo do futebol

A primeira vez, ainda Eusébio fazia parte da equipa das quinas. Foi o primeiro Mundial, em Inglaterra e Portugal chegou às meias-finais da competição, onde defrontou a equipa da casa. A perder por 2-0, Eusébio ainda reduziu, aos 82, mas não foi suficiente para chegar mais longe.

A equipa das quinas só voltaria a estar presente numa fase final 20 anos depois, no México, em 1986, que ficou marcado pela figura de Diego Armando Maradona e a famosa “mão de Deus”. Portugal não conseguiu ir além da fase de grupos.

O interregno em campeonatos do Mundo foi grande, 14 anos, com Portugal a conseguir o apuramento para o Coreia do Sul-Japão, em 2002. Ao contrário do que se esperava, a Selecção, então treinada por António Oliveira, ficou aquém das expectativas, sendo eliminada ainda na fase de grupos, com derrotas com os Estados Unidos da América e pela Coreia do Sul.

No último Mundial, levados pelo título de vice-campeões da Europa em 2004, a Selecção conseguiu boas exibições, que lhe permitiram chegar às meias-finais, onde, mais uma vez, a França foi o carrasco. Na luta pelo terceiro lugar, perderam com a Alemanha e tiveram de se contentar com o quarto lugar.

A África do Sul é o quinto mundial, terceiro consecutivo. Depois de uma fase de apuramento sofrida e complicada, os pupilos de Carlos Queiroz tem agora hipóteses de mostrar que podem ir longe.

   
-